Se você estiver indo com a intenção de passear ou ainda de morar, há algumas coisas que você, definitivamente, não deve fazer na Itália. Quer saber quais são? Então confira o post que preparamos!
Você já imaginou que existem algumas coisas que você não deve fazer na Itália? Pois é, mesmo sendo um país extremamente turístico, ou seja, no qual eles já estão acostumados com diferentes comportamentos, há alguns erros que você não vai querer cometer.
Isso acontece justamente pelo fato de ser um país estrangeiro, então como em qualquer outro lugar, eles possuem culturas, costumes e tradições diferentes. Assim sendo, para nós estrangeiros, por mais estranho ou incompreensível que possa parecer, só nos resta respeitar e saber direitinho o que não se deve fazer na Itália.
Pronto para ler os tópicos que separamos para você com dicas sobre o que não deve fazer na Itália e arrasar com os bons modos durante a viagem? Então vem descobrir quais são!
O que você não deve fazer na Itália de jeito nenhum
Condira abaixo o que você deve evitar de qualquer maneira!
1-Você só deve apreciar um bom cappuccino até às 11h
Em primeiro lugar, abrindo a lista do que não deve fazer na Itália, vamos falar sobre essa bebida tão apreciada, afinal, sabemos que você está doido para provar o sabor original. Entretanto, tenha em mente que esse tipo de café é típico dos cafés da manhã e, geralmente, servido em conjunto com um croissant, bolo ou pastel.
Achou estranho? Calma, pois há uma justificativa para isso. Acontece que quando você come uma pasta durante o almoço ou jantar, o cappuccino inibe os outros sabores nas papilas gustativas e você não iria apreciar os pratos da forma correta.
Então nossa dica caso queira um cafézinho com leite após o café da manhã é: experimente um machiatto!
2-Esquecer de validar o ticket do trem/bonde
Esse tópico foi feito pensando em uma das coisas que mais acontece no país, justamente porque aqui no Brasil não temos esse costume.
Se durante a sua viagem você pretende utilizar o transporte público, seja ele trem ou bonde, algo que você não deve fazer na Itália é esquecer de validar o seu bilhete da passagem.
Antes de embarcar você vai perceber que na plataforma existe uma máquina responsável por fazer essa rápida operação que nada mais é do que marcar o seu ticket. Por lá não há cobradores, então eles acreditam na boa fé das pessoas, porém, por vezes acontecem fiscalizações. Dessa forma, quando os funcionários da empresa de transporte percorrem o trem fazendo a conferência, você não passa vergonha!
3-Colocar qualquer tipo de queijo nas pastas que são servidas com frutos do mar
É fato que aqui no Brasil quando vamos comer uma massa, especialmente um macarrão, costumamos cometer um pecado que é encher o prato com queijo ralado. Porém, você não deve fazer na Itália, pois para ele isso é muito ofensivo, uma vez que eles são tradicionalíssimos na forma como um prato é servido e como ele deve ser saboreado. Imagine então quando se trata de um peixe ou marisco. Já pensou eles sendo ofuscados pelo sabor de um queijo? Realmente não dá, né?!
4-Desrespeitar o Papa, chefe da Igreja Católica
Acho que nem precisaríamos falar que isso é algo que você não deve fazer na Itália, mas é sempre bom relembrar, né?! Qualquer ofensa será considerada gravíssima!!!
5-Não seguir o código de vestimenta das atrações religiosas
A Itália é um país extremamente católico, não é à toa que um dos maiores roteiros de atrações turísticas está ligado a igrejas e atrações sacras.
Porém, o que talvez você não saiba é que muitos deles contam com um código de vestimenta. Então, algo que você não deve fazer na Itália é entrar nestes pontos turísticos vestindo saias ou shorts muito curtos, regatas ou decotes. Uma dica de bom tom é sempre carregar um lenço na bolsa, assim caso você não saia preparado é só utilizá-lo como uma espécie de xale.
6-Jamais corte o espaguete!!!
Para os italianos, utilizar o garfo e a faca para cortar o espaguete é praticamente comparado a um pecado capital.
Se você leu nossas dicas acima, que também estão relacionadas à comida, já deve ter percebido que esse é um assunto muito importante para eles. Ocorre que eles possuem uma espécie de etiqueta para as massas, que visa respeitar a delicadeza e a essência desses pratos.
Agora que você já sabe o que não deve fazer na Itália, fique tranquilo que nós vamos te ensinar: o jeito correto de apreciar o prato é rodando o garfo no espaguete de forma que ele se enrole no mesmo. Fácil né?
7-Modificar os pratos
Aproveitando a “etiqueta da pasta” vamos salientar mais uma coisa que você não deve fazer na Itália que é pedir para modificar um prato como, por exemplo, pedir para trocar a carne por peixe ou então o frango por tomate… Eles acreditam que o que prepararam é para ser comido daquela maneira e não veem motivos para modificar.
8-Achar que irá conseguir se virar apenas com o inglês
Essa dica vale especialmente se você está pensando em visitar alguma cidade que fuja dos destinos mais turísticos do país. Acontece que os italianos valorizam muito os turistas que arriscam e tentam aprender um pouquinho do idioma, nem que seja o básico. E quando o assunto são pequenos vilarejos a aqueles que falam apenas os dialetos, ou seja, nada de inglês. E se isso é algo que não se deve fazer na Itália e você não se sente preparado totalmente, que tal adquirir aqueles pequenos dicionários de bolso? Eles vão facilitar e muito!
9-Esquecer de verificar os horários ou desistir de esperar
Ao contrário da fama dos ingleses, os italianos, por exemplo, não são o povo mais pontual que existe. Por lá, um evento, uma visita guiada, um transporte público, ou até mesmo a abertura de uma loja, podem atrasar meia hora sem que as pessoas se importem com isso. Então, nesse sentido, algo que você não deve fazer na Itália é sair com pressa. Lembre-se ainda que muitos estabelecimentos costumam fechar durante a hora de almoço, por isso, sempre que quiser visitar um local específico verifique os horários.
10-Tirar fotos em locais proibidos
Se a placa está ali é porque é para ser respeitada. Além disso, acredite, se você tentar tirar uma foto um segurança irá aparecer e você irá passar muita vergonha, pois a maneira como eles vão falar com você será muito ríspida.
11-Estacionar em locais proibidos
Pelo fato de muitas cidades serem turísticas é raro conseguir encontrar vagas muito próximas aos centros. Então, você não deve fazer na Itália aquele jeitinho ao qual estamos acostumados e tentar deixar o carro em locais proibidos de estacionar. Até porque você vai reparar que a oferta de estacionamentos nessas zonas é enorme. Além disso, se você tiver a infelicidade de trafegar por áreas restritas pode ter a certeza de que uma multa vai chegar!
E você, já viajou para lá? Tem alguma outra sugestão sobre o que não deve fazer na Itália que incluiria aqui nessa nossa lista? Então deixe um comentário, vamos adorar saber essas outras curiosidades!
Com informações de: youtube.com; viajandoparaitalia.com.br; melhoresdestinos.com.br.