Descobrir as vantagens desvantagens de morar em Portugal é muito importante para os brasileiros que desejam viver no país lusitano. Pronto para descobrir quais são elas?
Na semana passada, você acompanhou o post com todas as vantagens de morar em Portugal. E como a gente sabe que la vie en rose não é possível ser vivenciada todos os dias, principalmente para quem mora fora, hoje vamos apresentar as desvantagens de morar em Portugal. Vamos lá?
Vantagens desvantagens de morar em Portugal
DESVANTAGENS
7- Mercado de trabalho
Portugal possui foco na competência do funcionário e em sua constante melhoria profissional e permite que você faça carreira empresarial uma vez que o tempo médio de permanência dentro de uma mesma instituição costuma ser de dois ou três anos.
Mas, diferentemente do Brasil, em Portugal não é comum o regime CLT, lá eles têm a prática de fazer um contrato entre a empresa e o funcionário. O mais comum é o chamado “contrato termo certo”, que geralmente é feito por um período de seis meses, pode ser renovado automaticamente até quatro vezes e a demissão pode ser feita a qualquer momento.
Entretanto esse é um mercado muito exigente e as vagas sem carência de profissionais podem não pagar tão bem. Somado a isso está o fato de que quando você muda de país é preciso refazer seu nome, ou seja, por mais que exista um currículo e que sua experiência seja válida, ela não terá o mesmo peso do país onde exerceu essas atividades.
8- Salário
Uma das principais desvantagens de morar em Portugal é que o país possui um dos salários-mínimos baixos quando comparado a outros destinos europeus e geralmente quem o recebe são aqueles trabalhadores que ocupam cargos sem exigências acadêmicas ou técnicas.
O salário-mínimo em Portugal, fixado em 2022, é de 705 euros bruto, mas considerando os descontos da Segurança Social, o salário líquido cai para cerca de 627€. Entretanto ele é pago em 14 meses, sendo que o Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, divide o valor total por 12 meses, dessa forma ele se eleva para o valor de 823 euros.
9- Língua
Apesar de não haver barreiras idiomáticas, pois a língua do país é a mesma que a nossa, o português, o idioma é parecido, mas bem diferente. Acontece que mesmo que a gente compartilhe a língua com os lusitanos há algumas claras diferenças entre o português de Portugal e do Brasil e que poderiam facilmente ser resumidas em vocabulário, fonética e sintaxe.
10- Aluguel
Infelizmente, aqui está um dos pontos principais das desvantagens de morar em Portugal. Para alugar apartamento em terras lusitanas, é bem comum ouvir de quem já vive por lá que esse é um dos maiores obstáculos e que, como qualquer outro processo, existe uma burocracia que pode acabar frustrando algumas pessoas, mas lembre-se que é preciso paciência. Além disso, nas grandes cidades o valor do aluguel pode ser altíssimo.
11- Fumar é um hábito dos portugueses
Infelizmente, você pode se surpreender com a quantidade de fumantes que existe em Portugal. De acordo com a OMS, em 2018, 1 em cada 5 portugueses (20%) acima dos 15 anos fumava. E ainda estava abaixo da média europeia, que era de 28%.
12- Clima
em Portugal, as estações são muito marcadas com suas características. Então, para quem não gosta de frio aqui está uma desvantagem de morar em Portugal, pois são muitos os meses gelados. O inverno, de novembro a abril, é bem rigoroso, costuma ser chuvoso, com temperaturas muito mais frias no norte do país e apesar de não nevar em todo o país, cai neve em grande parte do seu território. Por lá o verão finalmente chega em 20 ou 21 de junho e finaliza em 22 ou 23 de setembro e, quanto mais para o sul, mais quentes são os dias, com temperaturas por volta dos 40ºC. Na primavera as cidades e estradas são bem floridas e repletas de árvores frutíferas.
13- Saudade
Para quem está de mudança sempre será necessário preparação emocional para lidar com os sentimentos, especialmente os de ausência, pois a distância é enorme e uma hora ou outra a saudade da família e dos amigos vai bater! apertar em algum momento.
Com todas as vantagens desvantagens de morar em Portugal que apresentamos nos posts, conta para a gente se você ainda considera uma boa opção viver no país lusitano. E cá entre nós, a possibilidade de viver essa experiência de vida continua sendo uma vantagem indescritível, não é mesmo?