Capa Principal - Salema

Quais são as 2 praias portuguesas que estão na lista dos “paraísos costeiros escondidos” para o The Telegraph

As praias portuguesas da Salema e do Martinhal são “paraísos escondidos” segundo o The Telegraph. Vem descobrir tudo sobre elas!

Se você ama viajar para destinos litorâneos, então as praias portuguesas eleitas “paraísos costeiros escondidos” pelo The Telegraph, um jornal britânico, são destinos imperdíveis.

 

A lista do The Telegraph elegeu 28 lugares da Europa que valem a pena descobrir. O mais legal é que dois deles são praias portuguesas algarvias, Salema e Martinhal, que aparecem respectivamente nos 9º e 22º lugar.

 

Além de descrever os sítios, o artigo do “The Telegraph” explica como chegar nas praias portuguesas, quais são as opções de hotéis, restaurantes e ainda explica quais as melhores épocas do ano para viajar.

 

Outros locais que aparecem como os melhores destinos de praia escondidos na Europa são Marina di Piscotta, na Itália, em primeiro lugar. Há ainda destinos na Turquia, Espanha e França.

 

Pronto para descobrir quais são as praias portuguesas eleitas paraísos costeiros escondidos? Abaixo você confere!

 

 

Praias portuguesas – Salema

Localizada no concelho da Vila do Bispo, no Algarve, Salema, uma das praias portuguesas, é uma comunidade de pescadores que ficou no top 10, mais especificamente em 9º lugar. Essa praia fica a poucos minutos da nacional N125, que percorre todo o Algarve. Ela está no lado ocidental da costa sul de Portugal, a cerca de 80 minutos do Aeroporto de Faro.

 

O local é recomendado para famílias com crianças pequenas e para aqueles que buscam tranquilidade. O local impressiona pelas pegadas de dinossauro embutidas nas rochas calcárias e é uma delícia para aqueles que amam dar uma voltinha de bicicleta pela beira-mar.

 

A especialista do jornal, Mary Lussiana, recomendou o destino como uma das praias portuguesas que são paraísos escondidos, que mais parece um mundo antigo, pela sua beleza natural. “Enquanto a maior parte do litoral Sul do Algarve foi construída, a extremidade ocidental, que forma o Parque Natural da Costa Vicentina, permanece intacta e é uma área protegida. Ela é decorada com pequenas casas caiadas de azul, com as típicas chaminés algarvias e, por perto, existem vários campos de flores silvestres”, explica a perita. 

 

É perceptível a “ampla evidência da tradicional vida nessa antiga aldeia de pescadores. Na entrada dessa praia portuguesa, existe um mercado coberto, onde o peixe costumava ser vendido”. Hoje, a venda do peixe é feita em outro local, devido “a regulamentações sanitárias cada vez mais rigorosas. Mas ainda podemos ver os pescadores a descarregar as suas capturas de polvo, sardinha e dourada, e emendarem as suas redes ou limparem os seus coloridos barcos”, explica Mary.

 

 

Praias portuguesas – Martinhal

Mary Lussiana, a especialista em viagens do The Telegraph, também elegeu outra das lindas praias portuguesas, a do Martinhal, também no Algarve.

 

A cidade litorânea é recomendada para famílias que estão em busca de diversão, mergulho e que desejam explorar o Parque Natural da Costa Vicentina. De acordo com a especialista, o que torna o destino único são “as ondas são mais suaves, à medida que a costa se arrasta pelo Atlântico.”

 

Do século VIII ao XII, essa praia portuguesa foi ocupada pelos mouros, que a chamaram de Al-Gharb (O Oeste), por ser o ponto mais ocidental do seu domínio. Justamente por esse motivo o local é conhecido como “o fim de toda a terra habitada”. 

 

“No século XV, esta era a costa a partir da qual os jovens partiam para procurar novas terras. Podemos imaginar as caravelas que se estendiam, enquanto percorremos o litoral de Lagos para Sagres, uma região intocada, autêntica, varrida pelo vento, onde as ondas batem contra as falésias e os mares acenam para um horizonte vazio”, retrata Mary Lussiana.

 

Ainda nesse sentido, das praias portuguesas que são paraísos costeiros escondidos, as influências mouras são ainda visíveis, seja nas amendoeiras, nos marmelos e nas figueiras “que cobrem grande parte desta terra”. Outro local onde é possível ver a intervenção é na arquitetura “onde as delicadas chaminés se sentam sobre as baixas casas brancas”, bem como na própria decoração “muitas vezes revestidas de azulejos”.

 

 

Tá curioso para descobrir todos os destinos da lista de paraísos de praia escondidos na Europa? A gente te mostra!

1º Marina di Pisciotta, Itália

2º Budva, Montenegro

3º Alacati, Turquia

4º Stoupa, Grécia

5º Gabicce Mare, Itália

6º Patara, Turquia

7º Guétary, França

8º Binisafúller, Menorca

9º Salema, Algarve, Portugal

10º Marettimo, Itália

11º Cavalaire-sur-Mer, França

12º Cirali, Turquia

13º Ploumanac’h, França

14º Llafranc, Espanha

15º Viveiro, Espanha

16º Le Grau-du-Roi, França

17º Kea, Grécia

18º Porto Selvaggio, Itália

19º Ile de Porquerolles, França

20º Mónsul, Espanha

21º Cala Gonone, Sardenha, Itália

22º Praia do Martinhal, Algarve, Portugal

23º Voutoumi, Anti Paxos, Grécia

24º Es Grau, Menorca, Espanha

25º Ile de Batz, França

26º Ilhas Cíes, Espanha

27º Karavostási, Grécia

28º Ribadesella, Espanha

 

 

Pronto para descobrir todos os paraísos costeiros escondidos que as praias portuguesas têm a oferecer?

 

Com informações de: lifestyle.publico.pt; nit.pt; viagens.sapo.pt.

 

Comentários estão fechados.