A dupla cidadania europeia é uma das mais desejadas por aqueles que almejam oportunidades no exterior. A boa notícia é que com a baixa do euro esse é o melhor momento para dar entrada no processo!
Entender a baixa do euro é importante, pois ele é a moeda oficial de 19 países do continente Europeu, e da União Europeia. Além disso, é considerada a segunda moeda mais importante do planeta, sendo usada por mais de 210 milhões de pessoas no mundo todo.
Por isso, saber mais sobre a cotação, o preço de uma moeda estrangeira que é estabelecido pelo mercado e sofre variações constantes é tão importante para quem está investindo na dupla cidadania europeia.
Mas, se no mercado internacional a baixa do euro preocupa, para aqueles que desejam dar entrada no processo de dupla cidadania essa queda histórica pode ser um ponto positivo.
Em março de 2022, a baixa do euro havia atingido o menor patamar frente ao dólar desde maio de 2020. Segundo o Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), a inflação anual na zona do euro atingiu o recorde histórico de 7,4%. Dessa forma, esse foi o índice mais alto desde que o euro foi introduzido como moeda comum, em 1999. Ao todo, na União Europeia (UE), incluindo países que não utilizam o euro, a inflação anual em março foi de 7,8%.
Nesse período, a moeda chegou a ser cotada em US$ 1,08, ou seja, caiu cerca de 3,3% no mês e no ano, a divisa cede 4% em relação à moeda norte-americana. Por sua vez, em maio, a Comissão Europeia reduziu de 4% para 2,7% a previsão de crescimento para a zona do euro em 2022.
Por quais motivos houve a baixa do euro?
Após dois anos, em 2022, tivemos a baixa do euro devido a fatores como:
– A crise econômica que a pandemia do coronavírus causou influenciando na estimativa do menor crescimento;
– A guerra entre Rússia e Ucrânia que ameaça a recuperação econômica do continente e reduz o PIB da zona do euro, trazendo interrupções na cadeia de suprimentos, bem como o aumento dos custos de insumos para uma ampla gama de matérias-primas;
– Quantidades de ofertas no mercado interno, que acontece quando os juros estão altos e atraem mais investidores fazendo com que a moeda tenha mais circulação;
– O risco de uma estagnação, com inflação alta e baixo crescimento;
– As expectativas de elevação de juros diante da escalada da inflação global, após o anúncio do Banco Central Europeu (BCE) de que poderia aumentar as taxas de juros da zona do euro;
– O fortalecimento do dólar norte-americano.
Então quais as previsões sobre a baixa do euro e sobre quando ele voltará a subir?
A União Europeia certamente já fez suas previsões e concluiu que a inflação, impulsionada pelos preços da energia na zona do euro, excederá 6% em 2022, atingindo um pico de 6,9% no segundo trimestre deste ano. Enquanto isso, os empregos deverão crescer 1,2%. Já para 2023, a expectativa da UE é que a inflação diminua para 2,7% na zona do euro.
Enquanto isso, funcionários do Banco Central Europeu sinalizaram que as taxas podem ser aumentadas já em julho de 2022.
Porém, a Comissão Europeia afirma que é difícil estimar com certa precisão o crescimento econômico, uma vez que a atividade econômica e a inflação são muito dependentes da evolução da guerra e, especialmente, de seu impacto nos mercados de energia.
Mas quais as vantagens da dupla cidadania com a baixa do euro?
Bom, para começar, com a desvalorização da moeda europeia, muitos viajantes finalmente tiveram a oportunidade de investir no sonho de viajar para a Europa.
Mas falando especificamente das pessoas que estão aproveitando a baixa do euro para dar entrada no seu processo de dupla cidadania, o principal atrativo está na valorização da nossa moeda, no “poder de compra do real”, uma vez que o valor do processo de dupla cidadania europeia é pago em euro. Ou seja, visto que há inúmeras taxas durante o processo, especialmente aquelas dos consulados e nos documentos trazidos de outro país, essa já será sem dúvidas uma grande economia.
E, para finalizar, é importante lembrar que os motivos para que as pessoas comecem a dar entrada no processo de dupla cidadania são muitos:
– Investimento para próximas gerações que também poderão usufruir desse direito;
– Direitos iguais aos dos nativos do país;
– Livre acesso aos países pertencentes à união europeia;
– Facilidade para entrar nos EUA.
E muitos outros que nós já contamos aqui, dá uma olhada!
Então, o que você acha de aproveitar esse bom momento da baixa do euro e dar entrada no seu processo de dupla cidadania? E para isso sabe que pode contar com a Aquila Oxford, maior especialista das américas quando o assunto é cidadania europeia e vistos de investimentos e moradia para os Estados Unidos. Entre em contato agora e fale com um de nossos especialistas através do nosso WhatsApp. Será um prazer te ajudar na conquista do sonho da dupla cidadania!
Com informações de: einvestidor.estadao.com.br; fazcomex.com.br; istoedinheiro.com.br; valorinveste.globo.com; exame.com; oxfordusa.com; cidadaniaitaliana1948.com; edublin.com.br; passagensimperdiveis.com.br.