Se você é um empreendedor e pretende investir em outros países, o Golden Visa Portugal é o visto perfeito, uma vez que, além de conceder autorização de residência. apresenta muitos outros benefícios. Saiba mais!
O Golden Visa Portugal é um programa de cidadania por investimento, ou seja, além de possibilitar que as pessoas comprem imóveis, ele permite que, após cinco anos, você tenha a possibilidade de conquistar a cidadania portuguesa e a livre circulação nos 25 países que integram o tratado de Schengen. Tudo isso mesmo sem possuir ascendência europeia.
Também conhecido como Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) ou Visto Gold, o Golden Visa Portugal foi criado em 2012 como uma forma do país passar pela crise econômica rapidamente, aumentando o investimento estrangeiro.
Além disso é legal você saber que Golden Visa Portugal é hoje um dos mais requisitados do mundo, além de ter sido eleito um dos mais atrativo da Europa.
Em suma, desde a introdução do programa até julho de 2019, o programa beneficiou 7700 investidores e, consequentemente, mais de 13.000 membros de suas famílias, e, por conseguinte, já levou a Portugal mais de 4,7 bilhões de euros em investimentos diretos.
Semelhantemente, depois da China, o Brasil é o segundo país que mais se beneficia do programa. Assim sendo, segundo o Serviço de Fronteiras Português (SEF), 2019 foi o ano de maior sucesso para o programa, uma vez que o país teve quase 500 milhões de euros investidos em apenas sete meses. Enquanto isso, o investimento por parte dos brasileiros aumentou quase 42% no mesmo ano, entretanto, as chinesas caíram.
Ainda está curioso sobre o Golden Visa Portugal? Então continue lendo!
Leia também:
O que você precisa saber para abrir uma empresa em Portugal
Como investir na Europa: saiba como é o processo e as vantagens
Saiba mais sobre os benefícios do Golden Visa Portugal
- Liberdade para viver em Portugal;
- Permite solicitar a cidadania portuguesa após cinco anos;
- É um dos passaportes mais fortes do mundo, pois garante passe livre para viajar pela Europa, sem visto, por 182 países;
- Você terá muitas opções de investimento para diversificar seus patrimônios;
Não é preciso estar sempre em Portugal, há a possibilidade de ficar por um “período mínimo de permanência” de sete dias ao ano.
Como posso adquirir o Golden Visa?
- Com a compra de imóveis:
De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 90% dos vistos emitidos foram decorrentes da aquisição de imóveis, ou seja, esse é o formato mais utilizado.
Para enquadrar-se nesse formato, a soma do valor dos imóveis deve ser igual, ou superior, a 500 mil euros.
Porém, em fevereiro de 2020 houve mudanças após a aprovação da Lei do Orçamento do Estado. A principal delas é que agora o Golden Visa Portugal não permite mais a compra de imóveis nas regiões de Lisboa e Porto. Agora, as concessões do programa estão voltadas para as regiões do interior do país, como forma de ajudar no desenvolvimento de pequenas cidades portuguesas.
- Transferência de capital
Transferir um capital de 1 milhão de euros, ou superior, para a compra de unidades de participação em fundos de investimento ou de capital de risco vocacionados para a capitalização de pequenas e médias empresas.
- Abrir uma empresa
E construir 10 postos de trabalhos.
- Comprar imóveis em áreas de reabilitação urbana ou construídos há mais de 30 anos
Você também poderá adquirir um imóvel de, pelo menos, 350 mil euros. Entretanto, os imóveis devem estar em áreas de reabilitação urbana ou devem ter sido construídos há mais de 30 anos, aí então serão somados os valores de aquisição do imóvel mais o custo de reforma, que deve ser feita por uma empresa de construção portuguesa.
- Investir no Patrimônio Nacional
Investimentos, de pelo menos, 250 mil euros na conservação, recuperação ou manutenção do Patrimônio Nacional, Artes e Cultura.
- Investir em Pesquisa
Investir pelo menos 350 mil euros em pesquisas conduzidas por instituições credenciadas, que fazem parte do sistema científico e tecnológico nacional.
Como fazer o pedido do Golden Visa Portugal?
- A ação deve ser feita quase que totalmente e Portugal;
- A solicitação pode ser feita em seu nome ou então por meio de uma empresa da União Europeia que tenha a sua titularidade.
- Todo o capital deverá entrar em Portugal, ou seja, não é permitido financiar apenas uma parte em Portugal.
- Primeiramente, você deverá fazer o investimento, depois realizar os protocolos e, na sequência, fazer o pedido de autorização de residência no SEF em Portugal.
O processo pode demorar de seis meses até um ano, tudo dependerá dos critérios.
Como funciona o processo de inscrição no programa Golden Visa Portugal?
- Opte pelo investimento;
- Separe a documentação;
- Tenha o NIF português;
- Abra uma conta em um banco local e transfira o valor do investimento para a nova conta;
- Faça o investimento;
- Autentique a documentação de acordo com as diretrizes da SEF;
- Faça o pedido do Golden Visa;
- Pague a taxa e forneça uma cópia de todos os documentos solicitados;
- Marque a sua entrevista;
- Colete os dados biométricos e aguarde a aprovação;
- Se aprovado pague a taxa de emissão;
- O certificado de residência é válido por um ano.
Custos e Taxas
- Inscrição inicial: 527,60 euros;
- Aprovação do Golden Visa: 5.274,40 euros;
- Renovação de visto no final dos anos dois e quatro de € 2.637,20 euros;
- Renovação para os anos seguintes: 527,60 euros
Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o que é o Golden Visa Portugal? Conta para gente nos comentários!
Com informações de:
consuladoportugalsp.org.br; nacionalidadeportuguesa.com.br; infomoney.com.br; globalcitizensolutions.com
Comente