Conseguir uma bolsa de estudos na Itália é o sonho de muitas pessoas que desejam adquirir conhecimento, mas como conquistar essa experiência internacional? Vem descobrir!
Se você está buscando novos desafios e muito aprendizado, então um dos seus sonhos pode ser fazer um intercâmbio no exterior, não é mesmo? Seja para aqueles que estão entrando em uma faculdade, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Então, se você deseja estudar na Europa, o ideal é conseguir uma bolsa de estudos na Itália.
Você sabia, por exemplo, que depois de quase dez anos de estabilidade, em 2018 mais de 50.000 brasileiros começaram uma graduação internacional? Esse dado é 37,7% maior que em 2017, um ano de pico com um recorde de 302.000 pessoas. Isso é o que mostra a pesquisa Selo Belta 2019, que ouviu mais de 6.100 respondentes em todo o país. A Associação das Agências Brasileiras de Intercambio (Belta) é especialista em apontar o que os brasileiros estão procurando quando o assunto é estudar no exterior.
E você sabe tudo o que pode agregar ao adquirir uma experiência internacional com uma bolsa de estudos na Itália?
* Aprimorar ou aprender o idioma: além de estar imerso em estudos que vão te garantir a fluência, você terá que praticá-lo no dia a dia.
* Diploma internacional: com ele suas chances de participar de um processo seletivo aumentam consideravelmente, além é claro de garantir um salário muito maior.
* Enriquecer a formação profissional: essa experiência quando colocada no currículo é vista, automaticamente, como um diferencial pelas empresas. Sendo assim, sua carreira ganha pontos e você é mais valorizado no mercado de trabalho.
* Conhecer novas culturas: você verá costumes diferentes e pessoas com outra visão de vida.
Entretanto, para conseguir essa sonhada bolsa de estudo na Itália é preciso determinação e algumas coisinhas a mais. Planeje-se:
Pré-requisitos para conquistar uma bolsa de estudos na Itália
Os programas possuem critérios próprios na hora de fazer a seleção, mas há alguns tópicos que são sempre analisados:
– Comprovação de renda;
– Bom desempenho acadêmico;
– Carta de recomendação da instituição;
– Boas notas;
– Prática de esportes;
– Trabalho voluntário;
– Conhecimento básico do idioma;
Entretanto, sabemos que os custos são muitos e que podem acabar pesando no bolso: visto, passagens, hospedagens e aulas. Mas, para os brasileiros essa não precisa ser uma realidade distante, pois com uma bolsa de estudos na Itália você pode receber uma ajuda de custo e assim não precisará pagar a mensalidade integral.
Quais os formatos de cursos você pode escolher?
Com certeza há um perfil para cada tipo de programa. Os formatos, geralmente, variam entre três meses, seis meses, um ano e quatro anos.
Segundo as pesquisas, o tipo de programa de estudos mais buscado continua sendo o curso de idioma e há ainda um aumento cada vez maior pelos cursos de graduação.
* Idioma;
* Profissionalizante;
* Especialização;
* Intensivo de férias;
* Graduação;
* Voluntariado;
* Estágio;
* Pós-graduação;
* Mestrado;
* Doutorado.
A boa notícia é que conseguir uma bolsa de estudos na Itália não é difícil. Conheça abaixo alguns dos vários programas italianos em instituições públicas ou privadas que podem te ajudar:
Bolsa de estudos na Itália para cursos curtos
A Turin School of Regulation abre anualmente o seu programa de bolsa para curso de verão em Turim. Ele oferece isenção de taxas e acomodação gratuita para brasileiros.
Bolsa de estudos na Itália para faculdade
A maioria dos cursos das renomadas universidades italianas são “laurea triennale”, ou seja, com duração de três anos. Para aqueles que ainda não possuem uma fluência tão abrangente no italiano, a boa notícia é que algumas instituições oferecem cursos em inglês. Os valores das taxas anuais, incluindo os das instituições públicas, variam de acordo com a universidade.
Invest Your Talent In Italy
O programa é promovido pelo governo da Itália, por meio do Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional – Direção Geral para a Promoção do Sistema Nacional, a Agência ICE e a Uni – Italia , com a colaboração da Unioncamere e da Confindustria. As bolsas são para cursos de pós-graduação em Engenharia , Tecnologias Avançadas , Arquitetura , Design , Economia e Gestão, nas principais universidades italianas. Além disso, os estudantes devem ter nascido em ou após 1994.
Erasmus Mundus
O programa promovido pela União Europeia oferece bolsas integrais para mestrado e doutorado, além de oferecer também bolsas parciais para graduação e pós-graduação em faculdades renomadas de toda a Europa.
MAECI
O programa do Ministério das Relações Exteriores da Itália abre um edital anual que tem como objetivo difundir o conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana no mundo. São diversos níveis de ensino e âmbitos de estudo de instituições italianas públicas ou legalmente reconhecidas:
– Mestrado e doutorado;
– Projeto de pesquisa em cotutela;
– Cursos de formação profissional nas áreas de artes, música e dança;
– Cursos avançados de língua e cultura italiana.
Fundação Estudar
A fundação sem fins lucrativos oferta bolsas de graduação, pós-graduação e intercâmbio acadêmico. Para participar dos processos seletivos, os candidatos precisam ter entre 16 e 34 anos. Os bônus são oferecidos de acordo com o mérito e chega a cobrir de até 95% dos custos do estudante.
E aí, agora que já sabe um pouco mais sobre como conseguir uma bolsa de estudos na Itália, animou em estudar no país da bota? Conta para gente nos comentários, queremos saber!
Com informações de: partiuintercambio.org; hotcourses.com.br; veja.abril.com.br; vestibular.brasilescola.uol.com.br; worldscholarshipforum.com; estudar.org.br; oriundi.net.