As cidades mais seguras e perigosas da Itália são um conhecimento importante tanto para os turistas, como para quem está de mudança. É por isso que a seguir exploramos o assunto!
Todas as pessoas deveriam se sentir seguras, independentemente do local onde estejam, mas sabemos que nem mesmo o Velho Continente é totalmente perfeito. Dessa forma, analisamos diversos rankings e pesquisas que abordam as cidades mais seguras e perigosas da Itália e selecionamos as principais informações que você precisa saber antes de viajar ou se mudar.
O ponto positivo é que quando falamos em cidades mais seguras e perigosas da Itália, no país da bota, o que entendemos por violência é bem diferente daquela que presenciamos no Brasil, uma vez que por lá os crimes, basicamente, se resumem a golpes em turistas desatentos como, por exemplo, os furtos de objetos em meio às grandes aglomerações.
Mas quais são as cidades mais seguras e perigosas da Itália segundo as pesquisas?
Para começar, o site Numbeo, conhecido por ser uma base de dados colaborativa onde pessoas do mundo todo enviam dados sobre determinados assuntos relacionados a cidades e países, com referência no que já vivenciaram, tem uma seção especialmente direcionada à criminalidade. Nesse ranking apareceram 453 cidades, justamente por serem as mais faladas pelos usuários, seja pelo lado bom ou pelo ruim.
O ranking aponta 5 cidades como sendo as mais seguras e 4 como as mais perigosas do país da bota. Mas, antes de mais nada, precisamos lembrar que não são todas as cidades italianas que foram mencionadas no ranking, portanto só utilizamos as informações daquelas que foram incluídas na pesquisa.
Cidades mais perigosas da Itália segundo o Numbeo:
– Catânia
Muito visitada devido a sua proximidade com o Monte Etna, a cidade ocupou o 59º lugar no ranking mundial, com um índice de criminalidade de 64,82. Localizada na costa da Sicília, é a segunda maior cidade da região. Além disso, o local é Patrimônio Mundial da UNESCO devido a arte barroca encontrada ali.
Mas então por que ela é considerada perigosa? A resposta está na máfia siciliana que traz uma certa insegurança à população local.
– Roma
A capital italiana ocupou a 139ª posição no ranking da Numbeo de cidades mais seguras e perigosas da Itália. Repleta de história e cultura, ela é um destino incrível para quem quer viver todas as experiências que os países europeus proporcionam.
Mas se os moradores a consideram uma cidade tranquila, por que ela está aqui? A cidade mais populosa do país é considerada uma das mais perigosas justamente pela quantidade de turistas que passam por ali todos os dias, ou seja, um prato cheio para os batedores de carteiras e para os assaltos a carros que têm pertences à mostra. Ou seja, se você está indo a passeio, como em qualquer outro lugar do mundo, basta estar atento que toda a visitação será tranquila!
– Bari
Considerada a segunda cidade mais importante do sul da Itália está essa cidade portuária, capital da região da Apúlia. Para os turistas, o local é um importante destino de peregrinação e o ponto de partida do roteiro perfeito para visitar outras cidadezinhas incríveis que a cercam.
O motivo que a faz ocupar a 152ª posição no ranking? Os mafiosos que ainda ocupam a área e o medo dos moradores locais em denunciá-los.
– Nápoles
Sua presença em 82º lugar do ranking não é exatamente uma novidade, pois sua reputação nunca foi lá essas coisas. Essa é, geralmente, uma cidade 8 ou 80, pois as pessoas que passam e moram lá ou a amam ou odeiam. Mas por que exatamente?
Primeiramente porque os estereótipos de uma das maiores cidades da Itália, localizada no sul do país, são associados à violência e à máfia napolitana e suas diversas organizações que há anos ocupam o local. Então nem precisamos dizer que aqui está o primeiro ponto, especialmente para os habitantes que por vezes não se sentem exatamente tranquilos quando o assunto é sobre as cidades mais seguras e perigosas da Itália.
Agora, se você for um turista louco para conhecer o Vesúvio, os castelos ou comer a pizza mais famosa do mundo, perceberá que há sim policiamento nesses pontos. Mesmo assim, a dica é ficar esperto com os seus pertences devido aos furtos, especialmente em locais mais isolados.
Cidades mais seguras da Itália segundo o Numbeo:
– Trieste
Saindo da rota turística está essa cidade no norte da Itália, fronteira com a Eslovênia e capital de Friuli-Venezia-Giulia, que ocupa a 53ª posição na classificação mundial do Numbeo, com um índice de segurança de 73,83.
Aqui a dica é apreciar o Mar Adriático, que fez com que vários povos entrassem em conflito para disputar o local, a arquitetura austro-húngara neoclássica, entender a tradição literária e fazer uma pausa nos tradicionais cafés.
– Florença
A capital da Toscana ganhou o apelido de “berço do Renascimento”, também pudera, afinal são inúmeros monumentos, museus e obras de arte presentes no local. Mas não para por aí, outro fator que a faz ser muito conhecida é a qualidade de vida dos habitantes, que está muito relacionada não só a segurança, mas também a saúde, educação e transporte público. A cidade ocupa a 183ª posição no ranking feito pelo Numbeo das cidades mais seguras e perigosas da Itália.
– Cagliari
A capital e maior cidade da Sardenha conta com praias badaladas e muitas opções de passeios turísticos culturais. Além disso, os relatos de turistas e moradores sobre a tranquilidade de andar nas ruas, somado à probabilidade quase nula de você sofrer preconceito, presenciar um assalto ou ser assediado na cidade, faz com que o local ocupe a 147ª posição na lista.
– Gênova
A cidade é procurada por aqueles que desejam conhecer a Riviera Italiana e a costa mediterrânea, mas além de belas paisagens você se surpreenderá com a arquitetura barroca. Agora, falando sobre as cidades mais seguras e perigosas da Itália, se tem uma coisa que o genovês valoriza é a segurança e prova disso é a cidade ocupar o 210º lugar na lista. Aqui o risco de ser assaltado é bem baixo.
E aí, está gostando de saber quais são as cidades mais seguras e perigosas da Itália? Então não perca o final dessa lista que vai te deixar por dentro de tudo!