Abrir uma conta bancária na Itália é um assunto muito importante para quem está de mudança para o exterior. Fique tranquilo, pois no post de hoje do nosso blog, você vai descobrir todos os passos!
Com toda a certeza o processo de abrir uma conta bancária na Itália é relativamente simples, entretanto essas formalidades podem gerar uma série de dúvidas.
A seguir, nós vamos falar mais a respeito dos temas que envolvem a conta bancária na Itália como, por exemplo, quem pode fazer a solicitação, qual delas é mais indicada para você, o que é necessário para a aceitação, bem como quais são os documentos necessários para ter em mãos.
O que é uma conta bancária na Itália?
De maneira idêntica aos demais países, a conta bancária na Itália é um contrato que será realizado entre o cliente e o banco, no qual o usuário encarrega seu dinheiro aos cuidados do banco escolhido.
Dessa maneira, o cliente contará com os benefícios tais como os diversos serviços ofertados (receber o salário, depositar dinheiro, agendar débitos, realizar transferências, efetuar pagamentos, fazer saque e muito mais), mas também com as despesas como, por exemplo, as taxas de despesas cobradas pela instituição.
Quem pode abrir uma conta na Itália?
De forma geral, todas as pessoas acima de 18 anos que não passaram por falências ou protestos podem abrir uma conta. Entretanto, para aqueles que ainda não atingiram a maioridade, a conta bancária na Itália vai se limitar à poupança. Enquanto isso, aqueles que estiverem no cadastro de maus pagadores deverão dirigir-se diretamente ao banco, porém por se tratar de uma empresa privada, a instituição poderá recusá-los como clientes.
Qual conta é a mais recomendada?
Primeiramente é importante frisar que cada instituição poderá ofertar oportunidades e custos diferenciados, assim sendo, antes de mais nada você deverá fazer uma breve pesquisa entre os bancos.
Os custos da conta bancária na Itália ao qual nos referimos são semelhantes aos brasileiros, ou seja, a abertura é gratuita, porém poderá haver taxas sobre o plano tarifário, bem como para a manutenção.
Ademais, também é preciso entender que não há um modelo de conta melhor que a outra, tudo dependerá das suas necessidades específicas e as operações que deseja realizar. Contudo, há dois modelos de abertura que estão entre os mais utilizados:
– Online: não contam com um escritório físico, por isso aqui não há a necessidade de que o cliente vá até a agência, uma vez que você poderá fazer todas as transações do seu aparelho móvel. Entre os benefícios dessa modalidade está a redução de taxas.
– Modelo tradicional: a abertura é realizada diretamente na agência e você poderá optar pelo modelo de conta que mais lhe interessa, portanto você deverá preencher uma série de formulários burocráticos.
– Conta bancária na Itália para não residentes: aqueles que não moram no país europeu, – isso é, que não têm residência fiscal, que não estão inscritos no registro de residentes há 183 dias, ou ainda que não residem habitualmente no local Itália há mais de seis meses -, também contam com a possibilidade de administrar seu saldo, desde que estejam em dia com as jurisdições tributárias. Entretanto, para solicitar esse acesso, é preciso dirigir-se diretamente ao banco.
Leia também:
Quais são os principais órgãos públicos italianos
Já pensou em mandar dinheiro da Europa para o Brasil?
Quais os documentos necessários?
– Documento de identidade, original e cópia;
– Código fiscal ou cartão de saúde original e cópia;
– Documento que sirva como certificado de residência;
– Quando você se encaminha até as agências para abrir uma conta bancária na Itália é comum que o cliente responda um questionário onde será possível identificar o seu perfil.
Outras solicitações que poderão surgir durante o processo de abertura:
* É raro, mas algumas instituições podem exigir outros documentos de comprovação de identidade, tais como o passaporte ou carteira de motorista, por exemplo;
* Outra imposição que alguns bancos podem fazer como uma forma de confiança no cliente é a solicitação do contrato de trabalho como, por exemplo, o contracheque.
* Ainda nesse sentido, se você tiver menos de 18 anos ou optar por uma conta estudante, a instituição poderá exigir o atestado que comprova a sua matrícula em uma universidade local.
Banco online
* Se você optar pelo banco online basta acessar o site da instituição escolhida e assim a documentação exigida será basicamente a mesma, entretanto ao invés do original e fotocópia, você deverá fazer o escaneamento digital. Ainda no mesmo sentido, a assinatura para abertura da conta bancária na Itália também será digital. Já o cartão e outros documentos emitidos pelo banco chegarão no endereço de cadastro por meio do correio.
Uma vez que você já sabe como realizar a abertura de uma conta bancária na Itália é só entrar em contato conosco, através do nosso WhatsApp, caso ainda exista alguma dúvida sobre esse procedimento.
Com Informações de: money.it; facile.it; olexica.com; bancaditalia.it; laleggepertutti.it.