Os amantes do vinho em Portugal já podem comemorar, o país ocupa a segunda posição entre os 10 melhores países do mundo para apreciadores de vinho visitar nas férias.
Nós já tínhamos a certeza de que são muitos os amantes do vinho em Portugal, afinal o país é conhecido pelos ótimos produtos. Porém, pelo segundo ano consecutivo, um estudo foi capaz de comprovar que Portugal é um dos 10 melhores países do mundo para os apreciadores de vinho visitar nas férias.
O estudo foi realizado pela revista Bounce e deu ao país a nota 7,88, que foi ponderada entre vários fatores. Ou seja, os amantes do vinho em Portugal podem comemorar!
A lista comprova que os amantes do vinho em Portugal são muitos!
O país lusitano ocupa o segundo lugar, pois conta com o maior número de visitas de enoturismo, também conhecidos como “wine tours”. Esta reputação internacional de produzir vinhos únicos pode ser a razão pela qual este país também tem o maior número de tours de vinho. Aliás, duas das suas principais regiões produtoras de vinho são classificadas como Património Mundial da UNESCO. Dessa forma, não é de estranhar que Portugal tenha o maior número de excursões de vinho por milhão de pessoas.
Além disso, os amantes do vinho em Portugal são muitos. O país é também o maior consumidor de vinho da lista, prova disso é o fato de serem os maiores consumidores do produto, são 47 milhões de hectolitros por 100.000 habitantes, ou seja, o país bebe 0,47 litros por pessoa. Nesse sentido são oito milhões de hectolitros à frente do país mais próximo, a França, e mais que o dobro da vizinha Espanha. Fatores culturais podem explicar este grande consumo de vinho, já que muitos portugueses se consideram bebedores diários, consumindo regularmente pequenas quantidades de vinho nas refeições.
No sentido oposto, no tópico preço médio de uma garrafa, Portugal está no TOP 3 das mais baratas, só sendo batido pela Hungria e Argentina.
Os amantes do vinho em Portugal sabem o que é bom
Os vinhos portugueses são tão excepcionais que um exemplo disso é o fato de os habitantes já terem o hábito de optarem por castas nacionais.
Como mencionamos acima, este país tem duas regiões produtoras de vinho designadas como património mundial da UNESCO, uma das quais produz o vinho mais conhecido de Portugal, o Porto, em homenagem à cidade do Porto. Esta designação da UNESCO tornou locais como o vale do Douro, berço do porto, atrações turísticas populares para os amantes do vinho, levando a um elevado número de passeios e provas de vinho. As caves do vinho do Porto ficam do outro lado do rio Douro, na Vila Nova de Gaia. Basta ir aos cais da Ribeira e atravessar a ponte Luís I para encontrar várias caves.
Enquanto isso, na Ilha da Madeira, 400 hectares são destinados exclusivamente à produção vitivinícola. O Vinho Madeira é único no mundo todo e pertence à região desde 1450, tem presença marcante de acidez e excelente frescor. Devido à intensa incidência solar, alta temperatura e ao processo de oxidação lenta, em cascos de madeira antigos, o Vinho Madeira reúne sabores de especiarias, aromas etéreos, frutas cristalizadas e néctar. Só para que você possa ter uma ideia, a companhia Blandy’s, a produtora, está ativa no mercado desde 1811 e ainda é controlada pela mesma família a sete geração.
Outra localidade importante é Vila Galé, que tem à disposição experiências incríveis para os amantes do vinho em Portugal. Seja uma prova de vinhos no Alentejo com visita à adega Santa Vitória ou um cruzeiro pelas seis pontes com visita às Caves do Vinho do Porto, existem opções para todos os gostos.
Como é realizado o estudo sobre os amantes do vinho em Portugal?
Para concluir que as terras lusas são ideais para os amantes do vinho em Portugal, o estudo analisou fatores como o consumo, a produção de vinho, a área dos vinhedos, o número de vinhas, bem como de visitas guiadas de vinho e o custo médio de uma garrafa.
Dessa forma, a Bounce visa que os apreciadores de vinho saibam quais são os destinos perfeitos para visitar nas suas próximas férias.
Quais outros países também aparecem na lista dos amantes do vinho em Portugal?
Entretanto, é a Itália (8.28/10) quem ocupa a primeira posição como o melhor destino para enoturismo. O país é o maior produtor mundial, uma vez que são 82 milhões de hectolitros por 100.000 pessoas. Outro fato é a variedade de vinhas nativas no país, cerca de 400.
Do mesmo modo, a Espanha (7.16/1) também faz parte do levantamento, e está em terceiro lugar, já que tem a maior área de vinhedos, abrangendo cerca de 968,4 mil hectares.
E por fim, os outros países que também aparecem na sequência da lista do estudo são:
4º França 6.86/10;
5º Nova Zelândia 5.53/10;
6º Grécia;
7º Chile;
8º Argentina;
9º Austrália;
10º Hungria.
E aí, agora que você confirmou que Portugal é o segundo melhor país do mundo para os amantes do vinho, animou em degustar a bebida dos deuses por lá? Conta para gente nos comentários, queremos saber!
Com informações de: usebounce.com; revistadevinhos.pt; agroportal.pt; viagens.sapo.pt; bomdia.eu; dinheirovivo.pt.