Capa Principal - Arte Startup

Quais as principais startups de Portugal e as que mais oferecem emprego

As startups de Portugal são uma excelente oportunidade para investidores, bem como para aqueles que desejam conquistar uma vaga de emprego em um dos principais polos de startups da Europa. 

O investimento nas startups de Portugal é tamanho que o país se tornou um dos centros mundiais de novos negócios. Agora, o país lusitano é apontado como um dos que possuem os maiores potenciais para o desenvolvimento desses novos negócios e, ainda nesse sentido, desempenham um papel significativo no ecossistema europeu de startups.

 

Dessa forma, a capital, Lisboa, é vista como um celeiro das startups de Portugal e umas das principais lideranças da nova economia, sendo a porta de entrada das empresas para o mercado europeu. 

 

Já os motivos para o sucesso das startups de Portugal são muitos:

– Infraestrutura local; 

– Baixos custos operacionais;

– Quarta melhor rede de fibra ótica do mundo; 

– Ciclos de aceleração;

– Programas de incentivo a novos empreendimentos; 

– Redes de investidores; 

– Bolsas de pesquisas;

– Multiplicação de centros de empreendedorismo;

– Altos índices de qualidade de vida.

 

Em entrevistas a jornais portugueses, o diretor do Startup Portugal, programa de incentivo do governo, João Borga, afirmou: “Nossa infraestrutura inclui a quarta melhor rede de fibra óptica do mundo e um sólido sistema de incubadoras e espaços de coworking. A qualidade de vida e a segurança também são grandes diferenciais para atrair talentos a custos competitivos”.

 


TOP 25 das startups de Portugal de tecnologia

A Building Global Innovators (BGI) e o EIT Digital, em parceria com a Informa D&B, a Semapa NEXT e a MAZE Impact, divulgaram o relatório Scaleup Portugal 2021, que destaca o TOP 25 das startups de tecnologia mais promissoras do ano. Além dele, há ainda o relatório Portugal Startup Outlook, que retrata o panorama das empresas em Portugal e as suas maiores tendências.

 

Criado em 2016, o projeto apresenta uma lista das empresas portuguesas com maior escalabilidade e uma análise da situação do mercado. 

 

Dividido em dois relatórios, o objetivo é dar visibilidade ao ecossistema português de empreendedorismo e inovação (E&I) e fornecer uma ferramenta relevante aos membros para tomarem as suas decisões. 

 

Além disso, os relatórios têm uma capacidade de previsão, ao já terem antecipado 5 exits e o mais recente unicórnio português, a Sword Health, que, em 2020, liderou o TOP 25 e foi premiada pela BGI e pelo EIT Digital.

 

As 25 empresas foram criadas nos últimos 5 anos e destacam-se pelas grandes rondas de financiamento, pelo lucro obtido e por gerarem postos de trabalho. 

 

Assim sendo, em 2021, as startups de Portugal que compõem o Top 5 do Scaleup Portugal foram:
– Casafari;

– Forall Phones;

– AirCourts;

– Utrust;

– Advertio.

 

Confira alguns dados importantes apontados nos relatórios:

–  A maioria das startups de Portugal é de e-commerce (20%);

– Ocupando o segundo lugar (18%) das startups de Portugal estão aquelas relacionadas a tecnologias de informação.

– 44% das startups de Portugal que estão noTop 25” são da categoria de Consumer & Web;

– 36% são de Information and Communications Technology (ICT);

– Apenas uma (4%) pertence à categoria de Health and Medical Devices. 

– A maior parte do dinheiro vem de Private Equity (25%);

– Enquanto isso, a categoria Consumer & Web é a mais investida entre as startups de Portugal;

– O financiamento recebido pelas startups de portugal atingiu o montante de 180 milhões de euros e aumentou 488,28% em relação a 2020 (30 milhões de euros);

– A maioria do investimento vem dos EUA (28%) e de Portugal (19%) e é feita em empreendimentos early-stage com investimentos de série A e B (54%);

– A experiência limitada dos fundadores (24%) é a principal barreira de investimento;

– A maioria do investimento é utilizado no desenvolvimento de novos produtos e serviços (29%) e no pagamento de salários (23%);

– 29% dos entrevistados afirmam que o principal desafio numa startup é encontrar investidores certos e 22% mencionam a rede de contatos limitada;

– Enquanto isso, 24% dizem que garantir financiamento é o maior desafio para iniciar uma startup e 17% apontam a burocracia dos serviços públicos e privados;

– Portugal teve 125 exits (17,60%) em 2021, um aumento de 7,2% em relação ao ano passado (10,40%).


Quer ter ainda mais informações detalhadas sobre as startups de Portugal? Então é só acessar o site oficial scaleupportugal.tech e baixar os relatórios.

 

 

Outras das principais startups de Portugal para você ficar de olho são:

– CleanWatts

São uma empresa de tecnologia limpa com décadas de experiência no desenvolvimento e implantação de soluções digitais inteligentes prontas para uso para monitorar, otimizar, gerenciar e controlar o consumo de energia, geração, armazenamento, balanceamento e comercialização. Eles desenvolvem um sistema operacional para comunidades locais de energia que foi implementado e testado em diferentes mercados, incluindo Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil. Agora estão expandindo para outros mercados na Europa e nos EUA. Eles pretendem construir um mundo no qual a energia limpa resiliente seja descentralizada, digitalizada e democratizada.

 

– Hostels Hub

Essa startup de Portugal é o maior player do grupo Hostel em Portugal. Atualmente são seis albergues em funcionamento: três no centro de Lisboa, um na Ericeira e um em Peniche. O Hostels HUB é sinônimo de alguns dos projetos mais ambiciosos do mapa turístico de Lisboa.

O HUB pretende garantir seu lugar na interseção de alto conforto, ótima hospitalidade e abordagem prática para viajar. Eles desejam ser os anfitriões de referência para todos – de viajantes solitários a vários grupos que visitam o país.

 

– Merytu

Um grande catálogo de profissionais qualificados para serviços específicos de hotelaria e restauração. A startup de Portugal surgiu para suprir a carência no setor de prestação de serviços. Aliando tecnologia, planejamento de carreiros e salários acima da média, a Merytu conta com parcerias com grandes multinacionais, como o Santander.

 

– Wall-i

Essa é uma startup de Portugal do portfólio de Digital. Ela consiste numa rede programática de publicidade outdoor, que apresenta campanhas de anúncios em ecrãs digitais a públicos segmentados por idade, gênero, localização e mercado-alvo, nos mais diversos locais, estimulando a compra imediata de um produto ou serviço por um público específico. Ao combinar tecnologia de incorporação plug-and-play de ecrãs e reconhecimento facial (idade, género e humor), com um modelo de negócio CPV / CPM, permite que os proprietários de imóveis monetizem ecrãs LCD e tablets com publicidade.

 

– Flowco

Uma startup do setor de interiores que pretende criar soluções de decoração sustentável, para arquitetura e designer de interiores. A empresa já produz pavimentos feitos à base de reciclagem de calçados, com segurança certificada e melhor acústica que a pavimentação feita de concreto.

 

Agora confira as startups de Portugal que mais oferecem empregos

– Loggi;

– Unbabel;

– Farfetch;

– OutSystems;

– Feedzai;

– Talkdesk;

 

E aí, o que achou deste conteúdo sobre as startups de Portugal? Conta para a gente nos comentários, queremos saber! 

 

Com informações de: visao.sapo.pt; linkedin.com; oasislab.com.br; startse.com; belohorizonte.com.br; cleanwatts.energy; hostelshub.com; merytu.com; portugalventures.pt; resumocast.com.br; top20startups.nestportugal.pt; portugalventures.pt; linkedin.com; blogs.oglobo.globo.com.

 

Comentários estão fechados.