Se você tem filhos e está pensando em se mudar para o continente europeu, então, certamente, vai gostar de saber quais são os melhores países da Europa para morar com filhos.
Com certeza os melhores países da Europa para morar com filhos oferecem qualidade de vida, especialmente nos quesitos educação, saúde, segurança e infraestrutura. Além disso, incentivam a independência, autonomia e liberdade das crianças, o lazer a céu aberto, contam com um ritmo de vida mais tranquilo, dão a oportunidade de acompanhar os filhos e garantem um período de licença maternidade/paternidade maior que no Brasil.
Nesse sentido, agora que você já descobriu alguns dos benefícios de criar os filhos nos países europeus, na sequência te mostraremos os melhores países da Europa para morar com filhos, baseado em pesquisas globais feitas nos últimos anos. Entretanto, você verá que esses estudos produziram listas um pouco diferentes. Pronto para descobrir quais são?
Top 10 dos melhores países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da União Europeia (UE), em 2022 – UNICEF
O ranking do UNICEF fez uma classificação com base nas suas políticas nacionais favoráveis à família. Para isso, eles analisaram seis categorias que identificam condições favoráveis para a criação de uma família: segurança, felicidade, custo de creche, saúde, educação e tempo de licença maternidade e paternidade. Os países que lideram a lista dos melhores países da Europa para morar com filhos fazem parte da Europa Ocidental.
Saiba quais são os 10 melhores países da Europa para morar com filhos de acordo com o UNICEF:
1º Suécia
2º Noruega
3º Islândia
4º Estônia
5º Portugal
6º Alemanha
7º Dinamarca
8º Eslovênia
9º Luxemburgo
10º França
Os melhores países da Europa para morar com filhos em 2022 – US News Report, site americano
O US News and World Report também elaborou um ranking onde revela os melhores países da Europa para morar com filhos
A lista foi feita de acordo com oito atributos, sendo: cuidados com direitos humanos, família, igualdade de gênero, felicidade, igualdade de renda, segurança e desenvolvimento, sistema de educação pública e sistema de saúde bem desenvolvido. Para elaborar o relatório, o site avalia diversas nações em muitas categorias diferentes, além de entrevistar milhares de pessoas.
1º Suécia
2º Dinamarca
3º Noruega
5º Finlândia
6º Holanda
7º Suíça
10º Bélgica
11º Irlanda
12º Reino Unido
13º Alemanha
Melhores países da Europa para morar com filhos segundo, em 2020 – The Lancet, revista de divulgação científica e coautoria da Organização Mundial da Saúde
A pesquisa feita em 2020 avaliou 180 países em áreas como saúde, educação e nutrição e outros aspectos relacionados ao bem-estar das crianças. Na lista, os países mais ricos ocupam os primeiros lugares devido ao fato de contarem com escolas, hospitais e políticas ambientais mais desenvolvidas.
Ah, e aqui vão algumas curiosidades que destacamos nesse levantamento:
– No ranking o Brasil ocupa o 90º lugar;
– A Organização Mundial da Saúde alertou que nenhum país do ranking está fazendo o suficiente para apoiar as próximas gerações.
– Alguns países que ocupam as primeiras posições do ranking ficaram atrás em medidas de sustentabilidade, principalmente pelo excesso de emissão de carbono.
1º Noruega
3º Holanda
4º França
5º Irlanda
6º Dinamarca
8º Bélgica
9º Islândia
10º Reino Unido
Rankings dos Melhores Países de 2019 – Grupo BAV e The Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos
Esse estudo, realizado em 2019, mostrou quais são os melhores e os piores lugares do mundo para se ter filhos, com base em tópicos como saúde, educação, segurança e igualdade de renda.
Aqui a gente já te adianta que os países nórdicos ocupam as primeiras posições, principalmente por contarem com atributos como felicidade, união familiar, igualdade de gênero e de renda.
Os melhores países da Europa para morar com filhos segundo esse levantamento são
1º Suécia
2º Dinamarca
3º Noruega
5º Finlândia
E aí, gostou de saber quais são os melhores países da Europa para morar com os filhos? Na próxima semana você confere a parte II deste post, em que a gente vai contar mais sobre cada um desses 5 países da Europa para morar com os filhos que mais aparecem nos estudos globais. Demais, não é mesmo? Então não perca e confira o nosso Blog!
Com informações de: noticias.buscavoluntaria.com.br; exame.com; revistacrescer.globo.com; epocanegocios.globo.com; thelancet.com; supercasa.pt.