Você sabia que sendo um cidadão europeu há alguns países que você pode entrar com a cidadania europeia? E não para por aí, há ainda muitas outras vantagens. Quer saber quais são? Então confira esse post!
Ser um cidadão europeu é ter inúmeros benefícios e facilidades tais como a mobilidade global, com os países que você pode entrar com a cidadania europeia, que ocorrem justamente pelo fato de que esse é um dos passaportes mais valiosos do mundo, abrindo portas em mais de 187 países seja com o trânsito livre ou então com menor burocracia de visto.
E não para por aí, além dos países que você pode entrar com a cidadania europeia há ainda outras vantagens muito buscadas por aqueles que desejam tornar-se cidadãos europeus: estudo precificado de forma reduzida, trabalhar de forma legal nos estados membros da União Europeia.
O que é a cidadania europeia?
Se você tem ou está no processo para obter a dupla cidadania pode aproveitar as vantagens de ter um passaporte europeu. Entretanto, primeiramente, você precisa saber que a cidadania europeia não substitui a cidadania nacional, mas sim se soma a ela. Acontece que a cidadania europeia é subordinada à cidadania de um Estado membro. Dessa forma será um cidadão da União qualquer um que possua a cidadania de um Estado membro.
Para a cidadania europeia você precisará procurar o consulado do país em que você possui vínculo e então preencher o formulário de requerimento do passaporte. Se a sua descendência for italiana, por exemplo, você deve ir ao consulado italiano.
O preço do passaporte europeu costuma variar de acordo com o consulado, mas não há uma grande diferença entre os valores. O passaporte português, por exemplo, custa R$374,57 e quando for emitido com urgência R$563,62.
Países que você pode entrar com a cidadania europeia – Menor burocracia de visto
O protagonismo europeu entre os passaportes mais valiosos do mundo é um fato! Exemplo disso é que quando você está com esse documento em mãos, você pode viajar livremente por 187 países do mundo sem a necessidade de um visto.
Entre os países que você pode entrar com a cidadania europeia, o passaporte vermelho, inclusive, confere vantagens como o caso de não sofrer restrição quanto à sua permanência em destinos fora da União Europeia como, por exemplo, os Estados Unidos, Canadá, Japão, Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia. Já reparou que na alfândega americana, os visitantes são divididos entre americanos, europeus e outros?
Agora falando especificamente dos EUA, você não precisará de visto para viagens, turismo ou negócios desde que a permanência seja de até 90 dias. Para um prazo maior será necessário pedir autorizações específicas de acordo com a sua finalidade no país.
Ainda nesse sentido, mesmo nos 90 dias, é preciso que faça o ESTA (Electronic System for Travel Authorization) no prazo de validação de 72 horas. Essa solicitação dura 2 anos, ou seja, isso quer dizer que você pode fazer a viagem pelo período de dois anos e não que possa ficar dois anos por lá.
Além disso, sabemos que no caso de um cidadão europeu, será muito mais fácil e barato de conseguir o visto para morar nos Estados Unidos, se esse for o seu desejo.
Países que você pode entrar com a cidadania europeia – Trânsito livre na Europa
O portador da cidadania europeia não tem restrições, nem a necessidade de visto ou de autorização, para a locomoção, moradia, trabalho, estudos e negócios entre os países Europeus.
Essa livre circulação dos países que você pode entrar com a cidadania europeia é uma determinação da convenção de Schengen, sendo um dos maiores símbolos da integração continental dos países da União Europeia.
Ou seja, um local sem fronteiras internas onde os cidadãos podem circular livremente sem que haja o controle de fronteira e sem precisar mostrar os seus passaportes e carteiras de identidade. O chamado Espaço Schengen abrange 26 países europeus, que inclui Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça, sendo 22 Estados-Membros da União Europeia.
Vale lembrar aqui que mesmo estando entre os países que fazem parte da União Europeia, a Bulgária, a Croácia, Chipre, a Irlanda, o Reino Unido e a Romênia estão fora do espaço Schengen. Esses países têm as suas próprias regras de emissão de vistos de curta duração.
Países que você pode entrar com a cidadania europeia – Estudo precificado de forma reduzida
Além dos países que você pode entrar com a cidadania europeia, preparamos esse tópico, pelo fato dessa ser uma das vantagens mais buscadas por quem vai se tornar um cidadão europeu.
É inegável que a Europa é um continente conhecido pelas excelentes instituições de ensino de grande estrutura, sejam elas públicas ou privadas, sendo ideal para aqueles que buscam cursos com ótimos conceitos.
Porém, antes de mais nada, é importante saber que os sistemas de ensino seguem o padrão europeu, ou seja, as instituições seguem o Tratado de Bolonha, desde 2006, que nivela 29 países da Europa para garantir educação similar entre elas.
Ainda nesse sentido, você deve saber que no Brasil pagamos mensalidades para poder estudar, entretanto, diferentemente das terras tupiniquins, por lá são estabelecidas taxas anuais de matrícula nos cursos de ensino superior. Desse modo, mesmo as universidades públicas, como as privadas, cobram os valores das taxas de acordo com o que recebem de recursos do governo. Há fatores que influenciam nos custos como a universidade escolhida ou o curso.
Dessa forma, se você for um estudante da União Europeia, além de não precisar de visto de estudante, poderá conseguir algumas isenções, descontos e até bolsas de estudos. Acontece que algumas universidades fazem sim diferença no preço ao cobrar mensalidades quando é para um cidadão da Europa ou para um estrangeiro. Acredite se quiser, mas além de ter o acesso facilitado, para integrantes da União Europeia, os descontos podem chegar a baratear as taxas fazendo com que elas custem até três vezes menos.
Agora que você já sabe em quais países você pode entrar com a cidadania europeia e quais são as outras vantagens ao obter o passaporte europeu está pronto para ir em busca do que será um diferencial na sua vida? Se precisar de um auxílio ou ainda em caso de dúvidas é só entrar em contato com a gente!
Com informações de: cidadaniaitalianaassistencia.com; edublin.com.br; viajanet.com.br; apureguria.com; eurodicas.com.br; etiasvisa.com; portocidadaniaportuguesa.com.br; passagensimperdiveis.com.br.