Capa-Principal-Profissional-trabalhando-no-computador

Saiba quais são as áreas mais valorizadas no mercado de TI de Portugal

O mercado de TI de Portugal é um dos que mais cresce e contrata profissionais, mas, nesse sentido, quais são as áreas mais valorizadas? É o que você descobre a seguir, vem ler!

Entre as maiores dúvidas que recebemos por aqui, sobre o país lusitano, está o mercado de TI de Portugal. A seguir, nós vamos responder às principais perguntas sobre quais são as áreas de trabalho mais valorizadas nesse segmento.

 

Certamente, o mercado de TI de Portugal conta com muitas vagas para pessoas que trabalham na área em geral, uma vez que esse é um dos trabalhos com o mercado mais aquecido e com maior demanda, portanto essa é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam começar a vida em terras lusitanas.

 

Vale lembrar que o mercado de TI de Portugal faz algumas exigências para a contratação, como ter uma formação superior, certificações, experiência na área, além de falar inglês e outras línguas.

 

Então, quais as áreas que estão em alta no mercado de TI de Portugal?

 

Bancos de dados e segurança

Esse profissional é o responsável por avaliar as necessidades da empresa e indicar os softwares e hardwares adequados. Ele também irá migrar os dados e arquivos de trabalho para redes acessíveis remotamente, manter os dados e sistemas confidenciais protegidos contra vazamentos e invasões e em conformidade com a LGPD (lei geral de proteção de dados), além de migrar o negócio da empresa para a web. Além disso, vai analisar enormes quantidades de dados (big data) para definir estratégias certeiras de marketing, vendas e outras.


– Especialista em segurança da informação;

– Especialista de business intelligence;

– Arquiteto de big data;

– Profissional de computação em nuvem;

– Especialista em infraestrutura.

 

Desenvolvimento

O mercado de TI de Portugal necessita de responsáveis pela resolução de problemas por meio da tecnologia e desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos. 

– Desenvolvedor full stack;

– Programador mobile (android/iOS);

– Engenheiro de software;

– Desenvolvedor CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente);

– Cientista/Engenheiro de dados.

 

Gerenciamento e otimização

É fato que qualquer empresa deseja reduzir seus custos, ter maior agilidade nos processos, aumentar a qualidade dos produtos entregues e entender as necessidades do cliente. Portanto, o mercado de TI de Portugal necessita desses profissionais. 

– Analista/Especialista DevOps;

– Gerente de engenharia de sistemas;

– Testador de código;

– IT business partner.

 

Segundo um estudo da Manpower, uma agência de empregos, o mercado de TI de Portugal também busca por outros profissionais:

– Diretor Tecnológico;

– Diretor de Serviços Partilhados;

– Responsável de Comércio Eletrônico;

– Especialista em Cibersegurança;

– Consultor SAP;

– Especialista em Machine Learning;

– Especialista em Big Data.

 

Além disso há ainda outras áreas com grande destaque. São elas:

– Suporte técnico;

– Programação;

– Qualidade de Software;

– Administração de Redes;

– Programador mobile; 

– Especialista em Cloud Computing;

– Chief Technology Officer;

– Especialista em e-commerce; 

– Gerenciamento de Projeto.

 

 

Quais são as linguagens de programação mais utilizadas no mercado de TI de Portugal?

Seguindo a tendência mundial, tanto no Front-end, como no Back-end, em primeiro lugar está o Java seguido pelo Python.

 

Salários para o mercado de TI de Portugal

Uma pesquisa da Salary Survey, realizada em 2020, apontou que o mercado de TI em Portugal continua com remunerações em crescimento e que dependerão do perfil do profissional e do potencial da empresa. Essa área é uma das que recebe os melhores salários justamente pela escassez e alta demanda de profissionais realmente qualificados.

Mas, de maneira geral, os profissionais de TI recebem como média inicial, isso é um perfil Jr., de dois a cinco salários-mínimos mensais. 

 

As cidades que mais recrutam no mercado de TI de Portugal

Aqui podemos destacar Lisboa, Oeiras, Porto e Sintra (região da Grande Lisboa).

 

Ainda nesse sentido, de acordo com o levantamento feito pela consultoria Hays, especializada em recursos humanos, ao norte do país lusitano a procura de perfis de TI, engenheiros e profissionais de logística é mais alta do que nas demais regiões.

 

Onde encontrar emprego no mercado de TI de Portugal

Empresas de TI e multinacionais de tecnologia, tais como Microsoft, IBM, Siemens, BMW, Critical Software, Bosch, Outsystems, Feedzai, Vision Box, Bold, Closer, Bi4all e Aptoide, Bring Focus – Consulting, Farfetch, Novabase, Talkdesk, Aubay, Fixe Ads, Qbit, Huawei Tech Portugal, Miniclip, Atos, Blip, OutSystems, Glintt, Webhelp, Ksr, Bi4all, Infosistema, InnoWave Technologies, Green, Noniussoft e muitas outras.

 

 

Mercado de TI de Portugal para quem ainda está residindo no Brasil 

O Programa Tech Visa, por exemplo, é ideal para profissionais qualificados estrangeiros da área de TI e tem sido muito procurado por empresas que desejam fazer as contratações de forma mais simples e ágil. Ele foi desenvolvido em conjunto pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares.

 

Inclusive, após a pandemia, é grande o número de recrutadores que estão fazendo propostas para brasileiro iniciarem as atividades no modelo de home office. Para aqueles que possuem ao menos 5 anos de experiência no mercado, o salário base é de 2.300 a 2.500 euros brutos!

 

Além disso, para aqueles que ainda estão no Brasil, algumas empresas oferecem o visto, a passagem do Brasil e, se você tiver muita sorte, até uma ajuda de custo logo no primeiro mês. Entretanto, é comum que os contratos sejam feitos por meio de “recibos verdes”, o que resumidamente seria um modelo de PJ brasileiro, além de contarem com um contrato para formalizar um valor referente a uma multa em caso de rescisão.

 

 

Agora você já sabe que o mercado de TI de Portugal ocupa o topo da lista de prioridades das empresas em relação a contratações e também já descobriu quais são as áreas mais valorizadas. Então, conta para a gente, está pronto para se candidatar às vagas?

 

Com informações de: youtube.com; blog.geekhunter.com.br; glassdoor.com.br; canaltech.com.br; valor.globo.com; doutorfinancas.pt; dn.pt; forbespt.com; vagaspelomundo.com.br; cidadaniaja.com.br; nacionalidadeportuguesa.com.br; kenzie.com.br; tek.sapo.pt. 

Comentários estão fechados.