O Halloween nos Estados Unidos é uma das festas mais horripilantes e mais populares. Mas, você sabe como os americanos comemoram? Vem descobrir!
O Halloween nos Estados Unidos é comemorado no dia 31 de outubro. Essa festa assustadora é a preferida dos americanos e a mais aguardada do ano. E para entrar no clima dessa festa horripilante, vamos de trilha sonora clássica e especial, afinal, a data merece! Aperta o play e som na caixa!
Pronto, agora que você já balançou o esqueleto, vamos de informações! Só para você ter ideia do tamanho dessa festa, dados mostram que o Halloween nos Estados Unidos movimenta cerca de US$ 6 bilhões por ano. Ou seja, é o maior feriado americano, atrás apenas do Natal.
Entretanto, há quem acredite que o Halloween nos Estados Unidos é um evento que começou lá mesmo. Porém, estão enganados. É bem verdade que ele ganhou várias adaptações por lá, mas você sabia que essa terrível tradição começou sendo celebrada, inicialmente, em Maryland e nas colônias do sul, uma vez que as crenças protestantes eram muito fortes nesse período?
Entretanto, com a crescente mistura de povos, dos imigrantes irlandeses que chegaram naquelas terras na segunda metade do século 19 e início do século 20, não teve jeito, o Halloween acabou conquistando todos os americanos.
Esse feriado apavorante tem suas origens há mais de 2.000 anos
Só para ilustrar o que estamos falando precisamos, antes de mais nada, te contar que antigamente os celtas ocupavam a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França.
Sem dúvidas uma das maiores cerimônias desse povo era o Samhain (leia sow-in), que antecedia seu ano novo, celebrado em 1º de novembro.
Nessa crença esse era o dia em que havia uma conexão entre o mundo dos vivos e mortos, onde os espíritos maus eram capazes de lhes prejudicar. Afinal, como o inverno por lá era extremamente longo e gelado, não havia colheita e muitas pessoas acabavam morrendo durante esse período. Assim sendo, eles acendiam fogueiras para fazer oferendas, colocavam comida e bebida na porta das residências para agradarem os espíritos, acendiam velas para que os familiares falecidos encontrassem o caminho do mundo espiritual, usavam fantasias feitas de peles de animais para que os fantasmas não as notassem e os druidas faziam previsões sobre o futuro.
Mais tarde, no século VIII, com o catolicismo se espalhando pela Europa, o Papa Gregório III uniu duas festividades romanas, Feralia e o dia de Pomona, e decretou que 1º de novembro seria o “Dia de Todos os Santos”, ou seja, um feriado para homenageá-los. Nesse sentido, o nome Halloween é derivado de “All Hallows Eve”, a noite que antecede a data católica.
Além disso, em 1000 d.C., a igreja católica relacionou o dia 2 de novembro como o “Dia de Finados”, um dia para homenagear os mortos.
Você acredita que o Halloween nos Estados Unidos já foi perigoso?
Há mais ou menos 100 anos esse assombroso feriado não era assim tão divertido.
Inicialmente chamada de “Noite das Travessuras”, durante a noite de Halloween nos Estados Unidos algumas “brincadeiras” entre os jovens tomavam proporções mais sérias que acabavam não só nos hospitais, como em prejuízos econômicos para as cidades e até em intervenções policiais. Entre as travessuras mais medonhas estavam a vandalização de comércios e casas, buzinas e sirenes que tocavam sem parar
Contudo, na década 20, para acalmar os ânimos, as localidades encontraram uma solução, as atividades destinadas a todos os moradores!
Mas e hoje, como é celebrado o Halloween nos Estados Unidos?
Todas as casas ganham decorações para ficarem mal-assombradas
Se você andar pelas ruas das cidades poderá acreditar que está vivendo em um verdadeiro filme de terror.
Acontece que os moradores se orgulham de suas decorações e lá o exagero é superválido, quanto mais melhor! Então durante o Halloween nos Estados Unidos você vai encontrar telhados, janelas, portas, escadarias e quintais repletos de cores preto e laranja (justamente por simbolizarem a morte e o outono), abóboras, sangue, bichos macabros, teias, esqueletos, fantasmas, bruxas e até cemitérios!
Há inclusive muitos passeios feitos em casas que são uma verdadeira atração à parte. Essas casas mal-assombradas costumam abrir apenas alguns dias antes de 31 de outubro e prometem grandes emoções, sejam sustos de parar o coração, monstros horrendos andando por aí, nevoeiros e até músicas macabras.
As pessoas colocam a criatividade para funcionar e escolhem a melhor fantasia
São meses e meses de preparação para criar algo incrível que surpreenda a todos. Sejam apenas para ir à escola, bater nas portas das casas ou até mesmo para ir às inúmeras festas que acontecem nesse período.
Ainda que no Halloween nos Estados Unidos as vestes tradicionais sejam as preferidas, justamente por serem as mais horripilantes, tais como bruxas, monstros, fantasmas, zumbis, esqueletos, vampiros e múmias, agora vale tudo!
Princesas da Disney, ícones da cultura pop, piratas, celebridades, super-heróis, e até mesmo aquelas com um toque divertido também desfilam por aí.
Leia também:
Halloween em Portugal: saiba como os portugueses celebram este evento horripilante
As crianças batem nas portas perguntando “gostosuras ou travessuras?”
Se antes os celtas usavam as comidas e bebidas para afugentar os maus espíritos, durante os festivais de Finados na Inglaterra, a população mais pobre ia até as casas pedir comida e recebiam os “bolos de alma”, e como agradecimento prometiam rezar pelos mortos da família.
Agora os pequenos aparecem assombrando as casas e ameaçando os moradores com a famosa questão “trick or treat?”. Entre as principais delícias estão as pipocas doces e as maçãs doces.
Portanto, caso você não tenha preparado algo delicioso para essas estranhas visitas sofrerá as consequências como ter uma casa alvejada por ovos ou papéis higiênicos.
Mas pode ficar tranquilo, pois essas terríveis crianças são educadas para obedecerem às regras de só bater na porta da frente uma única vez, nada de espertalhões! Hoje em dia é comum encontrar até mesmo comércios que resolveram adotar a brincadeira e fazer a diversão da garotada!
Existem até pesquisas que apontam que esse feriado medonho é um dos principais responsáveis por movimentar a indústria de doces, sendo inclusive o Halloween nos Estados Unidos o responsável por ¼ das vendas das guloseimas americanas.
Há muitas festas divertidas por todos os lugares
Seja para os pequenos ou para os mais crescidinhos, essa noite tenebrosa é cercada de eventos como desfiles e eventos, porém as mais famosas com toda a certeza são aquelas que elegem as melhores fantasias!
Além disso, há ainda os passeios a casas mal-assombradas, como mencionamos acima. Mas se você for daqueles mais caseiros pode ficar tranquilo, pois outra atividade comum entre os amigos na noite Halloween nos Estados é assistir a filmes clássicos de terror.
Quais são os símbolos do Halloween nos Estados Unidos?
– Abóboras
O Jack O’Lantern esculpido em abóboras talvez seja o maior símbolo desse feriado e pode ser visto por todos os lados, mesmo: esculturas, decoração, fantasias, pratos principais, sobremesas e até bebidas alcoólicas.
Diz a lenda que um ferreiro irlandês, chamado Jack Oldfield, era alguém extremamente pecador e, portanto, não entraria no céu. Dessa maneira, ele estava com medo de ir para o inferno e, por isso, tentou enganar o diabo. Sua condenação foi então ficar vagando entre ambos os mundos usando sua lanterna.
Uma das grandes diversões das famílias é encontrar abóboras gigantes e esculpir rostos aterrorizantes cortando os pedacinhos com o auxílio de uma faca e aí depois limpar o seu interior para poderem colocar uma vela para iluminar a noite de Halloween nos Estados Unidos. Há até mesmo festivais e plantações de abóboras que abrem espaços nesse período apenas para essa atividade.
– Morcegos
Esse estranho animal também foi trazido aos EUA pelas tradições celtas. Acontece que no ritual Samhain a floresta e a fogueira traziam muitos insetos e, consequentemente, atraíam morcegos, uma vez que serviam como alimento para eles.
– Gatos pretos
Essa é uma representação que foi trazida da Idade Média por serem os “servos das bruxas” ou até por aqueles que acreditavam que essas mulheres podiam se transformar no animal. Junto a eles também vieram os caldeirões e as vassouras.
Agora que você conheceu um pouquinho sobre a celebração do Halloween nos Estados Unidos, conta aqui para a gente se você já teve a oportunidade de ir até lá e participar das atividades desse feriado, vamos adorar saber!
Com informações de: history.com; americaslibrary.gov; americanenglish.state.gov; info-america-usa.com.